No. 831 – O “rock” de Bob Dylan – 05 mar 17

//No. 831 – O “rock” de Bob Dylan – 05 mar 17

No. 831 – O “rock” de Bob Dylan – 05 mar 17

Doc.JB MÚSICA – No. 831

Rolando de Nassau

O “rock” de Bob Dylan

(Em memória de Newton de Souza, de Niterói, RJ)

Nesta coluna nosso objetivo tem sido prestar informações e esclarecimentos sobre estilos, instrumentos e personalidades da música, seja sacra, religiosa ou profana, popular ou erudita, antiga ou contemporânea.

Nossos leitores tomaram conhecimento pela mídia da láurea concedida a um roqueiro. Não reclamamos para a música popular a respeitabilidade da música erudita.

A Academia Sueca, em 13 de outubro de 2016, por meio do comitê de literatura, outorgou a Robert Allen Zimmerman, mais conhecido pelo pseudônimo Bob Dylan, o Prêmio No- bel, por “ter criado novos modos de expressão poética”. Dylan tinha sido condecorado, em 29 de maio de 2012, com a Meda- lha da Liberdade, pelo presidente Barack Obama.

Por que essa honraria a um músico de “rock”? Devemos lembrar que Bob Dylan estudou música folclórica na universidade de Minnesota (1959), cujo lema era: “Commune vinculum omnibus artibus” (lugar comum para todas as artes); Dylan não duvidava que suas canções pertenciam à literatura americana.

Dylan pretendeu sacralizar a música profana; suas canções-de-protesto dariam lugar a algo mais duradouro; de- veriam ir além do lugar-comum.

Bob Dylan, desde a adolescência, sempre esteve li- gado à música popular, filiando-se a várias trilhas sonoras; mas não ao “jazz”, quase liquidado pelo “rock”. Entretanto, este estilo, sempre ao gosto da maioria, a Bob Dylan pareceu vulgar. Ele era um camaleão musical. O “rock” teve início, nos EUA, em meados da década de 50 do século passado, com Bill Haley e Elvis Presley.

Três trilhas originais expressaram aquele estilo: 1)o “rock-song” (“Beatles”, 1962, sob a inspiração da música europeia e indiana); 2) o “folk-rock” (Bob Dylan, 1963, com elementos folclóricos, que ensejaram a fase efêmera da “protest- song”; caracterizou-se por um texto poético com uma diretriz política); 3) o “country-rock” (Johnny Cash, de origem folclórica, mas sem qualquer conotação política).

Nas letras cantadas por Dylan é possível encontrar certas qualidades literárias; neste caso, é lembrada a canção “Blowin’ in the Wind”, escrita em Londres (1963), mas que deriva do folclore. Dylan teve como mentor Woody Guthrie (1912-1967), autor da canção “This Land is Your Land”, que cultivava o “blues”, outro importante estilo da música norte-americana (ver: Pattison, Robert. The triumph of vulgarity: rock music in the mirror of romanticism. Oxford: 1987).

Em 28 de agosto de 1963, Dylan e um grupo de “folk” (“Peter, Paul and Mary”), acompanhados pela multidão, cantaram esse poema, espécie de hino pelos direitos civis, junto ao Lincoln Memorial.

Podemos agora avançar uma resposta à questão acima: a Academia Sueca concedeu o Nobel a Bob Dylan por motivação política; as letras de 1963 foram tão eficazes!

2018-02-21T15:58:27+00:00 By |Compositores|