“Atividades musicais em Belém do Pará” – Escrito em Belém (PA), em 23 de abril de 1967.

/, Recitais e concertos/“Atividades musicais em Belém do Pará” – Escrito em Belém (PA), em 23 de abril de 1967.

“Atividades musicais em Belém do Pará” – Escrito em Belém (PA), em 23 de abril de 1967.

Inédito

Atividades musicais em Belém do Pará

A serviço da “The Coca-Cola Export Corporation” estamos trabalhando aqui em Belém, desde 5 de março, e tivemos a rara oportunidade de conhecer as 1ª. e 2ª. igrejas batistas, e a maior igreja pentecostal nesta cidade.

Logo nesse primeiro domingo, fomos convidados pelo missionário Fred Eubern Halbrooks Junior (no Brasil desde 1955 como professor do Instituto Bíblico Batista) e falamos à Primeira Igreja sobre música sacra e as atividades musicais dos evangélicos do Rio de Janeiro e de São Paulo, merecendo a atenção de um grande auditório, que saiu maravilhado com os esforços e os resultados obtidos por nossas instituições musicais mais em evidência: Associação Coral Evangélica do Rio de Janeiro, Coral “Canuto Régis”, coros da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo e da Igreja Batista de Madureira.

Depois, no sábado, 18 de março, realizou-se, no templo da Rua 14 de março, o “jubileu de prata” da Banda de Música da primeira igreja pentecostal no Brasil (Assembléia de Deus fundada em junho de 1911), constituída de crentes humildes e dedicados, que executam, com todo fervor espiritual, hinos e marchas, sob a liderança dos pastores Alcebíades Vasconcelos e José Pinto de Menezes, os quais exaltaram e demonstraram o valor e a necessidade de louvarmos a Deus. Os fundadores desta Banda de Música, organizada em 18 de março de 1936, Irmãos José Maia e José Dias, contam que “apreciavam uma fotografia da banda de música de uma igreja do interior do Estado de São Paulo e tiveram a inspiração de imitarem o bom exemplo”. Começou com sete e atualmente conta com 30 músicos. Desde 1953, a Banda de Música precede o desfile evangélico comemorativo do “Dia da Bíblia” em Belém. O seu regente é o Irmão Manoel Lopes de Lima. Também tivemos oportunidade de, em dois cultos dominicais no turnos, ouvir o coro desta Igreja, com 50 cantores, cantar hinos das coleções “Coros Sacros”, “Antemas Celestes” e “Melodias da Vitória”, com bons resultados técnicos e artísticos.

Na tarde do domingo da Páscoa, 2 de abril, no pátio do Museu “Emilio Goeldi”, sob a regência da Srta. Alya Gonçalves Costa, 40 cantores (alunos do IBBE), com suas togas novas, apresentaram hinos comemorativos da morte e ressurreição de Cristo, tendo falado, no intervalo, o pastor Raimundo Frota Nogueira, da Igreja Batista da Pedreira.

Em 6 de abril, a convite do missionário Thomas Erle Halsell (desde 1957 diretor do IBBE), proferimos uma palestra, dedicada aos alunos internos dessa mais nova escola de pastores do Brasil, sobre os seguintes assuntos: diretrizes musicais para as igrejas batistas do Brasil, definição de Música Sacra, finalidades da música no culto divino, elementos técnicos característicos da Música Sacra, erros graves observados nas igrejas evangélicas do Brasil, sugestões para a melhoria da execução musical em nossas igrejas e regras práticas para o seminarista, futuro dirigente de cultos. Durante 90 minutos, tivemos a grata satisfação de observar o sincero interesse desses seminaristas em ampliar seus conhecimentos técnicos e históricos, e elevar sua apreciação da Música Sacra. Após a palestra, seguiu-se um período livre para perguntas sobre os assuntos prelecionados. O IBBE adquiriu, para uso de seus alunos na biblioteca, quatro exemplares de nosso livro “Introdução à Música Sacra”. Esperamos que este livro, já espalhado pelo Sul, promova entre os seminaristas de Belém o desejo de melhoria da execução musical nas igrejas batistas do Norte do país.

Queremos destacar o trabalho da Srta. Alya Costa, professora de música no Instituto Bíblico, jovem que saiu do conforto proporcionado pela metrópole paulistana para uma cidade pequena como Belém (que, apesar de ser o maior empório comercial da região amazônica, sofre os efeitos negativos da enormidade territorial e da escassez demográfica do Estado do Pará, que se juntam à hostilidade climática da região), tendo uma nobre e elevada missão, qual seja a de despertar e encorajar vocações artísticas, para maior glória de Deus e melhor instrução dos batistas do Norte do Brasil.

Em 16 de abril, na Primeira Igreja Batista de Belém, ouvimos, em belo dueto da soprano Amy Soares com o tenor Nélson Linhares, eficientemente acompanhados pela organista Maria Burlamaqui de Moraes, o hino no. 61 da coleção “Melodias de Vitória”.

Apresentamos a todos esses abnegados Irmãos nossas congratulações e os votos de que se dediquem, cada vez mais, ao cultivo da verdadeira Música Sacra.

– x –

(Escrito em Belém do Pará, em 23 de abril de 1961).

2018-03-17T18:37:32+00:00 By |Inéditos, Recitais e concertos|